ASPECTOS DO PENSAMENTO DE RATZEL E A EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA

  • Alcimar Paulo Freisleben UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
  • Geliane Toffolo UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
  • Mafalda Francischett UNIOESTE- Fco. Beltrão/PR

Résumé

A sociedade sempre teve uma relação com o ambiente baseada na transformação da natureza por meio da dominação pelo trabalho e demais ações incisivas. Esta relação quando impositiva, fragmentada e dominadora causa maiores danos ao ambiente. Nesta lógica, neste artigo, propomos discutir abordagens que integrem a natureza e a sociedade que superem a linearidade e a fragmentação da ciência, em campos de outras disciplinas. Este trabalho foi subsidiado inicialmente no pensamento de Friedrich Ratzel e nos estudos de Enrique Leff, Edgar Morin, entre outros pensadores da epistemologia ambiental contemporânea.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Alcimar Paulo Freisleben, UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
Graduado em Licenciatura em Geografia - UNIOESTE - Francisco Beltrão/PR. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão/PR; área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente; linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia. Bolsista Capes.
Geliane Toffolo, UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
Graduada em Licenciatura em Geografia - UNIOESTE - Francisco Beltrão/PR. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão/PR; área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente; linha de pesquisa: Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente. Bolsista Capes.
Mafalda Francischett, UNIOESTE- Fco. Beltrão/PR
Professora do curso de pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado em Geografia - UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão/PR.
Publiée
2012-09-06
Rubrique
Artigos