ASPECTOS DO PENSAMENTO DE RATZEL E A EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA

  • Alcimar Paulo Freisleben UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
  • Geliane Toffolo UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
  • Mafalda Francischett UNIOESTE- Fco. Beltrão/PR
Palavras-chave: Geografia, Sociedade, Meio ambiente, Complexidade,

Resumo

A sociedade sempre teve uma relação com o ambiente baseada na transformação da natureza por meio da dominação pelo trabalho e demais ações incisivas. Esta relação quando impositiva, fragmentada e dominadora causa maiores danos ao ambiente. Nesta lógica, neste artigo, propomos discutir abordagens que integrem a natureza e a sociedade que superem a linearidade e a fragmentação da ciência, em campos de outras disciplinas. Este trabalho foi subsidiado inicialmente no pensamento de Friedrich Ratzel e nos estudos de Enrique Leff, Edgar Morin, entre outros pensadores da epistemologia ambiental contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimar Paulo Freisleben, UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
Graduado em Licenciatura em Geografia - UNIOESTE - Francisco Beltrão/PR. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão/PR; área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente; linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia. Bolsista Capes.
Geliane Toffolo, UNIOESTE - Fco. Beltrão/PR
Graduada em Licenciatura em Geografia - UNIOESTE - Francisco Beltrão/PR. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão/PR; área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente; linha de pesquisa: Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente. Bolsista Capes.
Mafalda Francischett, UNIOESTE- Fco. Beltrão/PR
Professora do curso de pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado em Geografia - UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão/PR.
Publicado
2012-09-06
Seção
Artigos