A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA DA GEOGRAFIA E A CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

  • José Ricardo de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá

Résumé

O presente artigo constitui parte das reflexões que estão sendo desenvolvidas em minha dissertação de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo que norteia a pesquisa é estudar a importância dos saberes docentes produzidos e mobilizados pelos professores de Geografia, de modo especial o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), proposto por Lee S. Shulman, e sua relação com o desenvolvimento da Didática da Geografia e a consolidação da profissionalidade do professor. Acreditamos que, quando o professor de Geografia desenvolve o CPC em suas aulas, esse conhecimento pode auxiliar o docente a desenvolver uma Didática específica para ensinar os conteúdos geográficos, transformando-os em conteúdos mais interessantes, compreensíveis e úteis para os alunos. Neste intento, problematizamos práticas pedagógicas de uma experiente professora de Geografia, atuante na rede Básica de ensino do NRE – Núcleo Regional de Maringá-PR, através de observações de aulas e entrevistas, no qual faremos, considerando os saberes acumulados na formação inicial e continuada, a relação entre os saberes por ela mobilizados e produzidos na organização de práticas de educação geográficas em sala de aula e o desenvolvimento da sua profissionalidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

José Ricardo de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Professor, Mestre, da Secretaria de Estado da Educação - SEED e professor colaborador na Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí.
Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá
Professor, Doutor, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Maringá.
Publiée
2015-10-18
Rubrique
Artigos