A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA DA GEOGRAFIA E A CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Résumé
O presente artigo constitui parte das reflexões que estão sendo desenvolvidas em minha dissertação de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo que norteia a pesquisa é estudar a importância dos saberes docentes produzidos e mobilizados pelos professores de Geografia, de modo especial o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), proposto por Lee S. Shulman, e sua relação com o desenvolvimento da Didática da Geografia e a consolidação da profissionalidade do professor. Acreditamos que, quando o professor de Geografia desenvolve o CPC em suas aulas, esse conhecimento pode auxiliar o docente a desenvolver uma Didática específica para ensinar os conteúdos geográficos, transformando-os em conteúdos mais interessantes, compreensíveis e úteis para os alunos. Neste intento, problematizamos práticas pedagógicas de uma experiente professora de Geografia, atuante na rede Básica de ensino do NRE – Núcleo Regional de Maringá-PR, através de observações de aulas e entrevistas, no qual faremos, considerando os saberes acumulados na formação inicial e continuada, a relação entre os saberes por ela mobilizados e produzidos na organização de práticas de educação geográficas em sala de aula e o desenvolvimento da sua profissionalidade.