A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA DA GEOGRAFIA E A CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

  • José Ricardo de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Profissionalização do ensino, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Didática da Geografia,

Resumo

O presente artigo constitui parte das reflexões que estão sendo desenvolvidas em minha dissertação de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo que norteia a pesquisa é estudar a importância dos saberes docentes produzidos e mobilizados pelos professores de Geografia, de modo especial o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), proposto por Lee S. Shulman, e sua relação com o desenvolvimento da Didática da Geografia e a consolidação da profissionalidade do professor. Acreditamos que, quando o professor de Geografia desenvolve o CPC em suas aulas, esse conhecimento pode auxiliar o docente a desenvolver uma Didática específica para ensinar os conteúdos geográficos, transformando-os em conteúdos mais interessantes, compreensíveis e úteis para os alunos. Neste intento, problematizamos práticas pedagógicas de uma experiente professora de Geografia, atuante na rede Básica de ensino do NRE – Núcleo Regional de Maringá-PR, através de observações de aulas e entrevistas, no qual faremos, considerando os saberes acumulados na formação inicial e continuada, a relação entre os saberes por ela mobilizados e produzidos na organização de práticas de educação geográficas em sala de aula e o desenvolvimento da sua profissionalidade.

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Biografia do Autor

José Ricardo de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Professor, Mestre, da Secretaria de Estado da Educação - SEED e professor colaborador na Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí.
Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá
Professor, Doutor, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2015-10-18
Seção
Artigos