ESCALA CARTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Résumé
Este trabalho tem como objetivo discutir como o conteúdo de escala cartográfica é trabalhado em sala de aula, na disciplina de Geografia, considerando as dificuldades identificadas no processo ensino-aprendizagem. Pois os conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia buscam contribuir para que os alunos entendam a organização do espaço e visualizem seu papel na sociedade que eles ocupam e transformam e a linguagem cartográfica tem papel importante nesse processo. Para tanto a pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente por meio de levantamento de aportes teóricos, seguido da verificação de dois livros didáticos, a apreciação de questionários respondidos por docentes de Geografia e por fim da análise dos resultados. Assim foi possível constatar que os livros didáticos apresentam apenas a conceituação de escalas cartográficas, não proporcionando uma aplicação prática e significativa. Essa prática, segundo os entrevistados é uma das dificuldades dos alunos, aplicar o conceito de escalas cartográficas. Desta maneira aponta-se para a necessidade de criação e utilização de outros recursos e instrumentos que possam contribuir para um ensino significativo de escalas cartográficas, diante de sua importância dentro da Geografia.