ESCALA CARTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS REFLEXÕES

  • Tais Pires de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Linguagem Cartográfica, Livro Didático de Geografia,

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir como o conteúdo de escala cartográfica é trabalhado em sala de aula, na disciplina de Geografia, considerando as dificuldades identificadas no processo ensino-aprendizagem. Pois os conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia buscam contribuir para que os alunos entendam a organização do espaço e visualizem seu papel na sociedade que eles ocupam e transformam e a linguagem cartográfica tem papel importante nesse processo. Para tanto a pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente por meio de levantamento de aportes teóricos, seguido da verificação de dois livros didáticos, a apreciação de questionários respondidos por docentes de Geografia e por fim da análise dos resultados. Assim foi possível constatar que os livros didáticos apresentam apenas a conceituação de escalas cartográficas, não proporcionando uma aplicação prática e significativa. Essa prática, segundo os entrevistados é uma das dificuldades dos alunos, aplicar o conceito de escalas cartográficas. Desta maneira aponta-se para a necessidade de criação e utilização de outros recursos e instrumentos que possam contribuir para um ensino significativo de escalas cartográficas, diante de sua importância dentro da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tais Pires de Oliveira
Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Graduada em Licenciatura em Geografia pela UEM.
Publicado
2017-12-07
Seção
Artigos