O ESTUDO DO MEIO E APREENSÃO DA PAISAGEM URBANA

  • Sandra Terezinha Malysz Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Rosimeire Cristina Gussão Letenski Secretaria do Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED/PR)

Résumé

Considerando que o Estudo do Meio contribui para um ensino de Geografia mais dinâmico e que favorece o raciocínio geográfico, este trabalho foi construído com o objetivo de ampliar o debate sobre essa metodologia no estudo da cidade e da paisagem urbana. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação dos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Geografia da Unespar, com alunos dos 6ºs anos em uma escola do município de Campo Mourão/PR. A metodologia consistiu no Estudo do Meio com os alunos nos diferentes bairros da cidade nos quais eles moravam. A realização de um questionário sobre o georreferenciamento escolar revelou que a maioria dos alunos moravam em lugares distantes do Colégio. Os bairros de moradia foram espacializados na planta urbana, e depois visitados com os alunos, que observaram as diferentes paisagens urbanas e as representaram com desenho. O trabalho de campo possibilitou a articulação entre o conhecimento do cotidiano e o conhecimento científico e favoreceu as abstrações. O olhar geográfico do aluno sobre os diferentes bairros, confirmou que a paisagem é percebida de forma diferente pelos indivíduos, assim, favoreceu a discussão sobre a vida na cidade e cidadania.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Sandra Terezinha Malysz, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Professora do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP e Prof. do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Rosimeire Cristina Gussão Letenski, Secretaria do Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED/PR)

Especialista e Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM e Professora de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR.

Publiée
2021-08-03
Rubrique
Artigos