O ESTUDO DO MEIO E APREENSÃO DA PAISAGEM URBANA
Resumo
Considerando que o Estudo do Meio contribui para um ensino de Geografia mais dinâmico e que favorece o raciocínio geográfico, este trabalho foi construído com o objetivo de ampliar o debate sobre essa metodologia no estudo da cidade e da paisagem urbana. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação dos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Geografia da Unespar, com alunos dos 6ºs anos em uma escola do município de Campo Mourão/PR. A metodologia consistiu no Estudo do Meio com os alunos nos diferentes bairros da cidade nos quais eles moravam. A realização de um questionário sobre o georreferenciamento escolar revelou que a maioria dos alunos moravam em lugares distantes do Colégio. Os bairros de moradia foram espacializados na planta urbana, e depois visitados com os alunos, que observaram as diferentes paisagens urbanas e as representaram com desenho. O trabalho de campo possibilitou a articulação entre o conhecimento do cotidiano e o conhecimento científico e favoreceu as abstrações. O olhar geográfico do aluno sobre os diferentes bairros, confirmou que a paisagem é percebida de forma diferente pelos indivíduos, assim, favoreceu a discussão sobre a vida na cidade e cidadania.