OLHARES PARA ESCOLAS RURAIS A PARTIR DE ESTUDOS E INTERVENÇÕES DESENVOLVIDOS NUM NÚCLEO DE EXTENSÃO

  • Marta Marques Silva
  • Ariana Charlene Rodrigues

Resumo

O presente artigo organiza resultados alcançados em projetos desenvolvidos no Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), situado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias- Campus III da Universidade Federal da Paraíba. Relatam-se resultados e análises decorrentes da execução de dois projetos de pesquisa e um de ensino, os quais foram destinados a contribuir com o ensino e a aprendizagem do educador e educando de escolas rurais. Trazem em si questões ligadas ao respeito, a diversidade e a formação moral, inclusive ao se fazer uso dos seguintes recursos didáticos: livros da “Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do Campo” e o uso de jogos. Com base nos resultados apresentados notou-se a relevância de estudos e ações, mediante projetos interligados a um núcleo de extensão, possibilitando contribuições significativas para a formação continuada de educadores e o cotidiano escolar destas instituições, de forma adequadas/contextualizadas ao seu público – sujeitos do Mundo Rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Marques Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, campus III.

Ariana Charlene Rodrigues

Graduando em Pedagogia  pela Universidade Federal da Paraíba, campus III.

Publicado
2021-03-16
Seção
Artigos