<b>“Um santuário de saber, amizade e de trabalho...” a escola através dos impressos</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13342
Resumo
O presente artigo tem como finalidade investigar as representações sobre o papel docente contidas nos periódicos internos da Escola Complementar Duque de Caxias, primeira instituição pública formadora de professores primários de Caxias do Sul/RS, inaugurada na década de 1930, a fim de problematizar seus discursos e sua contribuição para a construção das identidades docentes. As análises dos textos revelaram um cunho fortemente positivista, estando presentes pressupostos da Escola Nova, bem como discursos cívicos e higienistas, além de representações que relacionavam o magistério a uma missão sagrada, apontando, também para o delineamento de um lócus feminino. Concluo o texto problematizando tais representações e destacando a força dos impressos como produtores e reprodutores de discursos e práticas sociais.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).