<b>“Um santuário de saber, amizade e de trabalho...” a escola através dos impressos</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13342

  • Milena Aragao Faculdade Estácio
Palavras-chave: História da Educação, Cultura Escolar, Representações, Identidade

Resumo

O presente artigo tem como finalidade investigar as representações sobre o papel docente contidas nos periódicos internos da Escola Complementar Duque de Caxias, primeira instituição pública formadora de professores primários de Caxias do Sul/RS, inaugurada na década de 1930, a fim de problematizar seus discursos e sua contribuição para a construção das identidades docentes. As análises dos textos revelaram um cunho fortemente positivista, estando presentes pressupostos da Escola Nova, bem como discursos cívicos e higienistas, além de representações que relacionavam o magistério a uma missão sagrada, apontando, também para o delineamento de um lócus feminino. Concluo o texto problematizando tais representações e destacando a força dos impressos como produtores e reprodutores de discursos e práticas sociais.

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Biografia do Autor

Milena Aragao, Faculdade Estácio
Milena Aragão: Psicóloga, Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/RS. Aluna especial do doutorado em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: Intelectuais da Educação, Instituições Educacionais e Práticas Escolares.
Publicado
2011-10-03
Como Citar
Aragao, M. (2011). <b>“Um santuário de saber, amizade e de trabalho.” a escola através dos impressos</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13342. Imagens Da Educação , 1(3), 1-9. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i3.13342
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação