<b>Ciberespaço e Educação: proposições acerca dos letramentos digitais</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17086
Resumo
O ciberespaço reflete mudanças socioculturais significativas que favorecem a participação e a construção de significados nos diferentes espaços de interação, de comunicação e de informação. Na perspectiva do letramento crítico, as práticas de letramento que ocorrem no ambiente virtual não são neutras visto que evidenciam visões de mundo socioculturalmente criadas (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007). Sendo assim, o propósito desse artigo é discorrer sobre as práticas de letramento mediadas por tecnologia e as implicações desses novos espaços de autoria e disseminação de discursos para o ensino crítico de línguas. Nossas reflexões partem do pressuposto de que tanto a língua quanto a tecnologia não são culturais neutras e, por essa razão, requerem uma postura crítica do professor rumo ao ensino crítico e contextualizado de línguas.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).