<b>Ciberespaço e Educação: proposições acerca dos letramentos digitais</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17086
Abstract
O ciberespaço reflete mudanças socioculturais significativas que favorecem a participação e a construção de significados nos diferentes espaços de interação, de comunicação e de informação. Na perspectiva do letramento crítico, as práticas de letramento que ocorrem no ambiente virtual não são neutras visto que evidenciam visões de mundo socioculturalmente criadas (LANKSHEAR, KNOBEL, 2007). Sendo assim, o propósito desse artigo é discorrer sobre as práticas de letramento mediadas por tecnologia e as implicações desses novos espaços de autoria e disseminação de discursos para o ensino crítico de línguas. Nossas reflexões partem do pressuposto de que tanto a língua quanto a tecnologia não são culturais neutras e, por essa razão, requerem uma postura crítica do professor rumo ao ensino crítico e contextualizado de línguas.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).