<b>Formação e saberes docentes compreendidos numa relação com o trabalho na escola</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.17463
Resumo
Partimos da premissa que a sociedade vive em constante transformação, e dessa maneira a escola bem como o profissional da educação, assumem diferentes papéis nesse espaço, lhe impondo inúmeras tarefas, exigências e saberes. Essa perspectiva desencadeia o presente estudo que objetiva investigar o trabalho do docente que atua nos anos iniciais do ensino fundamental em um município do interior do Paraná, frente à implantação da Proposta Curricular da Rede Municipal. Neste artigo apresentando inicialmente o debate sobre os saberes docentes e a formação de professores, assuntos de extrema relevância que conduzem ao entendimento do cenário educacional, na qual a formação docente é vista como um ciclo que abrange a experiência do docente como aluno, como aluno-mestre, como estagiário, como iniciante e como titular na mesma medida a formação continuada deixa de ser uma reciclagem e passa a ser um momento de estudos. Traçamos as considerações de que a educação esta passando por mudanças que conduzem o docente a ampliar sua atuação no espaço da escola, assim como a pesquisa possibilitou perceber, que o docente constrói e reconstrói conhecimentos a mediante a necessidade de uso dos saberes. Como os saberes não são inatos, estão em movimento ao longo do desenvolvimento da carreira docente é fundamental considerar como essencial o estudo do tema.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).