<b>Formação e saberes docentes compreendidos numa relação com o trabalho na escola</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.17463

  • Susana Soares Tozetto UEPG
  • Andreia Bulaty UEPG
Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Trabalho docente.

Resumo

Partimos da premissa que a sociedade vive em constante transformação, e dessa maneira a escola bem como o profissional da educação, assumem diferentes papéis nesse espaço, lhe impondo inúmeras tarefas, exigências e saberes. Essa perspectiva desencadeia o presente estudo que objetiva investigar o trabalho do docente que atua nos anos iniciais do ensino fundamental em um município do interior do Paraná, frente à implantação da Proposta Curricular da Rede Municipal. Neste artigo apresentando inicialmente o debate sobre os saberes docentes e a formação de professores, assuntos de extrema relevância que conduzem ao entendimento do cenário educacional, na qual a formação docente é vista como um ciclo que abrange a experiência do docente como aluno, como aluno-mestre, como estagiário, como iniciante e como titular na mesma medida a formação continuada deixa de ser uma reciclagem e passa a ser um momento de estudos. Traçamos as considerações de que a educação esta passando por mudanças que conduzem o docente a ampliar sua atuação no espaço da escola, assim como a pesquisa possibilitou perceber, que o docente constrói e reconstrói conhecimentos a mediante a necessidade de uso dos saberes. Como os saberes não são inatos, estão em movimento ao longo do desenvolvimento da carreira docente é fundamental considerar como essencial o estudo do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, UEPG
Doutora em Educação pela UNESP/Araraquara. Docente do programa de pós graduação em educação da UEPG
Andreia Bulaty, UEPG
Mestranda do Programa de Pós Graduação da UEPG
Publicado
2012-10-16
Como Citar
Tozetto, S. S., & Bulaty, A. (2012). <b>Formação e saberes docentes compreendidos numa relação com o trabalho na escola</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.17463. Imagens Da Educação , 2(3), 55-68. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i3.17463
Seção
Ensino e Aprendizagem