<b>Formação e saberes docentes compreendidos numa relação com o trabalho na escola</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.17463
Abstract
Partimos da premissa que a sociedade vive em constante transformação, e dessa maneira a escola bem como o profissional da educação, assumem diferentes papéis nesse espaço, lhe impondo inúmeras tarefas, exigências e saberes. Essa perspectiva desencadeia o presente estudo que objetiva investigar o trabalho do docente que atua nos anos iniciais do ensino fundamental em um município do interior do Paraná, frente à implantação da Proposta Curricular da Rede Municipal. Neste artigo apresentando inicialmente o debate sobre os saberes docentes e a formação de professores, assuntos de extrema relevância que conduzem ao entendimento do cenário educacional, na qual a formação docente é vista como um ciclo que abrange a experiência do docente como aluno, como aluno-mestre, como estagiário, como iniciante e como titular na mesma medida a formação continuada deixa de ser uma reciclagem e passa a ser um momento de estudos. Traçamos as considerações de que a educação esta passando por mudanças que conduzem o docente a ampliar sua atuação no espaço da escola, assim como a pesquisa possibilitou perceber, que o docente constrói e reconstrói conhecimentos a mediante a necessidade de uso dos saberes. Como os saberes não são inatos, estão em movimento ao longo do desenvolvimento da carreira docente é fundamental considerar como essencial o estudo do tema.
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