<b>Mestre Alcuino e a formação da liderança carolíngia: uma análise de “Espelho de Príncipe”</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19558

  • Terezinha Oliveira UEM, Maringá, Paraná
  • Priscila Sibim
Palavras-chave: História da Educação Medieval. Espelho de Príncipe. Alcuíno. Virtudes

Resumo

A educação transmitida por Alcuíno de York, importante mestre do século IX, evidencia propostas pedagógicas para a formação de dirigentes da dinastia carolíngia. Numa perspectiva moral, Alcuíno escreve sobre as virtudes e os vícios no Livro a respeito das virtudes e dos vícios para o conde Guido, no qual  organiza os principais vícios que devem ser evitados pelo líder a fim de que  primeiramente o líder saiba governar a si mesmo, para depois se tornar apto a governar outrem. Observadas suas influências, ele não só transmite regras baseadas na religião cristã, mas as fundamenta na filosofia antiga, cujo escopo é a tentativa de explicar o significado e a dialética existente entre as funções do corpo e da alma. Exatamente por essa obra possuir estas características  foi considerada um modelo de “Espelho de Príncipe” pelos estudiosos do período

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Publicado
2013-03-14
Como Citar
Oliveira, T., & Sibim, P. (2013). <b>Mestre Alcuino e a formação da liderança carolíngia: uma análise de “Espelho de Príncipe”</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19558. Imagens Da Educação , 3(1), 19-29. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i1.19558
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação