<b>Mestre Alcuino e a formação da liderança carolíngia: uma análise de “Espelho de Príncipe”</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19558
Abstract
A educação transmitida por Alcuíno de York, importante mestre do século IX, evidencia propostas pedagógicas para a formação de dirigentes da dinastia carolíngia. Numa perspectiva moral, Alcuíno escreve sobre as virtudes e os vícios no Livro a respeito das virtudes e dos vícios para o conde Guido, no qual organiza os principais vícios que devem ser evitados pelo líder a fim de que primeiramente o líder saiba governar a si mesmo, para depois se tornar apto a governar outrem. Observadas suas influências, ele não só transmite regras baseadas na religião cristã, mas as fundamenta na filosofia antiga, cujo escopo é a tentativa de explicar o significado e a dialética existente entre as funções do corpo e da alma. Exatamente por essa obra possuir estas características foi considerada um modelo de “Espelho de Príncipe” pelos estudiosos do períodoDownloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).