Livro didático público de Educação Física: potencial formativo
Resumo
O Livro didático público de Educação Física do Estado do Paraná (LDP-EF) é a primeira sistematização didática dos conteúdos da Educação Física para a Educação Básica assumida pelo poder público. Norteado pela abordagem crítico-superadora, vertente marxista da Educação Física, esse material didático opõe-se ao esvaziamento de conteúdos sistematizados que perpassa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Isso nos faz refletir sobre o potencial formativo do LDP-EF. Logo, o objetivo da pesquisa foi analisar, à luz do materialismo histórico-dialético, como e em que medida os conteúdos sistematizados no LDP-EF contribuem com a formação dos alunos. Os resultados revelam que, apesar de se opor aos PCN, o LDP-EF assemelha-se às orientações criticadas, pois realça o desenvolvimento da solidariedade e da cooperação e propõe atividades que prescindem do conhecimento sistematizado relacionado à cultura corporal. Em outros momentos, porém, relaciona os conteúdos específicos da Educação Física à totalidade social, abrindo possibilidades de compreensão e de transformação da realidade.
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