Educação on-line em cursos presenciais de formação de professores no Brasil dos dias atuais: um "novo" paradigma educacional?

  • Marcos Pereira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Faculdade Sagrada Família (FASF).
Palavras-chave: formação de professores, educação a distância, processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca da educação on-line na atualidade,no Brasil,em cursos presenciais de formação de professores. Para tanto, são apresentadas algumas diferenças conceituais e de práticas pedagógicas referentes à educação, ao ensino, à educação a distância e ao ensino a distância.  São tecidos breves comentários alusivos aos itinerários históricos da educação a distância no Brasil, desde o século XVIII até a atualidade. Por fim, traz-se a lume questões concernentes à incursão da educação on-line em cursos presenciais de formação de docentes no Brasil contemporâneo, bem como em relação às reais potencialidades e limites dessa modalidade de ensino no contexto desses cursos. Essa temática tem suscitado candentes debates e polêmicas no âmbito acadêmico em nível nacional e internacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pereira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Faculdade Sagrada Família (FASF).
Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Ponta Grossa. Professor adjunto da Faculdade Sagrada Família (FASF), junto a cursos de graduação (bacharelado/licenciatura) e pós-graduação lato sensu, em Ponta Grossa - Paraná.
Publicado
2014-05-15
Como Citar
Pereira dos Santos, M. (2014). Educação on-line em cursos presenciais de formação de professores no Brasil dos dias atuais: um "novo" paradigma educacional?. Imagens Da Educação , 4(2), 1-11. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22294
Seção
Ensino e Aprendizagem