Educação on-line em cursos presenciais de formação de professores no Brasil dos dias atuais: um "novo" paradigma educacional?
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir acerca da educação on-line na atualidade,no Brasil,em cursos presenciais de formação de professores. Para tanto, são apresentadas algumas diferenças conceituais e de práticas pedagógicas referentes à educação, ao ensino, à educação a distância e ao ensino a distância. São tecidos breves comentários alusivos aos itinerários históricos da educação a distância no Brasil, desde o século XVIII até a atualidade. Por fim, traz-se a lume questões concernentes à incursão da educação on-line em cursos presenciais de formação de docentes no Brasil contemporâneo, bem como em relação às reais potencialidades e limites dessa modalidade de ensino no contexto desses cursos. Essa temática tem suscitado candentes debates e polêmicas no âmbito acadêmico em nível nacional e internacional.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).