A aprendizagem sob a ótica dos professores: um estudo a partir da relação família e escola

  • Oralda Adur Souza Universidade Federal do Paraná
  • Araci Asineli-Luz Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Palavras-chave: educação, relação família e escola, aprendizagem, ensino.

Resumo

Resumo

A proposição de ações que possam ser desenvolvidas nas escolas para a maior integração entre a escola e a família visa à obtenção de aprendizagens significativas e o desenvolvimento pleno do ser humano. Para tanto, o esclarecimento e o aprofundamento de questões que abordem a aprendizagem da criança, as concepções de infância, a função da educação escolar e a distinção entre os papéis específicos da escola e da família, histórico e organização das famílias brasileiras e do mundo, concorrem para a abertura e ampliação de uma participação efetiva da família na escola. Este artigo discute as representações de educadores de uma rede pública municipal de ensino sobre a importância da participação da família no processo educacional dos filhos, mostrando que as instituições ainda não desenvolvem atividades suficientes e eficazes para aproximar os familiares da escola. A participação da família na aprendizagem se resume ainda no acompanhamento escolar das tarefas, na avaliação da aprendizagem e no comparecimento à escola quando assim solicitado ou em eventos especiais. A crença dos educadores na ideia de que o sucesso da criança na escola está diretamente relacionado à participação efetiva da família é um fato que por si só aponta para a necessidade de uma inovação na relação entre a escola e a família4.

Esta temática foi apresentada e debatida na XV Educere 2013

 

Palavras-chave: Educação. Relação família e escola. Aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oralda Adur Souza, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga, Mestre em Educação - Linha Cognição e Aprendizagem (UFPR), Doutoranda em Educação (UFPR).

Tem experiência na área educacional como professora do Ensino Fundamental, em cursos de formação de professores e em trabalhos com famílias de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Autora de dversos livros didáticos e paradidáticos.

Araci Asineli-Luz, Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Doutora em Educação pela USP. Pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR . Membro do NEPS – Núcleo de Estudos em Pedagogia Social da UFPR.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Souza, O. A., & Asineli-Luz, A. (2014). A aprendizagem sob a ótica dos professores: um estudo a partir da relação família e escola. Imagens Da Educação , 4(1), 27-35. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22416
Seção
Ensino e Aprendizagem