Escola e civilização no Sertão do Tibagi: primeiras escolas públicas de Londrina
Resumo
O presente artigo analisa a construção das primeiras escolas públicas da cidade de Londrina, no Paraná, na primeira metade do século XX. Objetivamos analisar a ligação entre as alterações no edifício escolar, as mudanças pedagógicas e a busca pelo progresso. Para isso, utilizamos o conceito de representação, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. A partir das informações levantadas é possível compreender que o primeiro grupo escolar representa a materialização da modernidade pretendida na época. O estilo arquitetônico Art Déco, comum no período, com suas formas geométricas, demonstra o desejo pela racionalidade, presente também no pensamento pedagógico da época. No entanto, foram percebidas contradições entre o discurso que defendia o progresso e a civilização por meio da escola e as condições concretas dos espaços escolares. Paralelamente, conclui-se que a constituição dos edifícios escolares ocorre nos limites tensos entre as tendências que alteram o contexto escolar e aquelas que persistem, apesar das alterações ao longo do tempo.
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