Escola e civilização no Sertão do Tibagi: primeiras escolas públicas de Londrina

  • Fábio Luiz da Silva Universidade Norte do Paraná/Colégio de Aplicação-UEL
  • Fabiane Tais Muzardo Universidade Norte do Paraná.
Palavras-chave: arquitetura escolar, escola, modernidade.

Resumo

O presente artigo analisa a construção das primeiras escolas públicas da cidade de Londrina, no Paraná, na primeira metade do século XX. Objetivamos analisar a ligação entre as alterações no edifício escolar, as mudanças pedagógicas e a busca pelo progresso. Para isso, utilizamos o conceito de representação, buscando entender a importância simbólica da arquitetura escolar. A partir das informações levantadas é possível compreender que o primeiro grupo escolar representa a materialização da modernidade pretendida na época. O estilo arquitetônico Art Déco, comum no período, com suas formas geométricas, demonstra o desejo pela racionalidade, presente também no pensamento pedagógico da época. No entanto, foram percebidas contradições entre o discurso que defendia o progresso e a civilização por meio da escola e as condições concretas dos espaços escolares. Paralelamente, conclui-se que a constituição dos edifícios escolares ocorre nos limites tensos entre as tendências que alteram o contexto escolar e aquelas que persistem, apesar das alterações ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz da Silva, Universidade Norte do Paraná/Colégio de Aplicação-UEL
Doutor em História, Professor do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Norte do Paraná, Professor de História do Colégio de Aplicação-UEL.
Fabiane Tais Muzardo, Universidade Norte do Paraná.
Mestre em História, professora de História Moderna na Universidade Norte do Paraná.
Publicado
2014-11-18
Como Citar
da Silva, F. L., & Muzardo, F. T. (2014). Escola e civilização no Sertão do Tibagi: primeiras escolas públicas de Londrina. Imagens Da Educação , 4(3), 1 - 11. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i3.22711
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação