Desafios da profissão docente na contemporaneidade ou em busca da formação autônoma
Resumo
O objetivo deste trabalho é debater, com base na Filosofia, os desafios da profissão docente na atualidade, no que concerne à necessidade da formação de estudantes críticos. Para tanto, apresentam-se algumas características do sujeito contemporâneo, bem como o conceito de crítica postulado por Foucault. Por fim, discute-se sobre a possibilidade, ou não, de pensar em uma formação em que os educandos possam, de fato, legitimar verdades por meio da relação saber-poder.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).