O desenvolvimento do processo de leitura: primeiras aproximações
Resumo
O presente estudo tem como finalidade refletir sobre o processo de leitura, pontuando que a leitura se encontra atrelada ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade. Parte-se do pressuposto que o processo de leitura é marcado pelas mudanças nos contextos sociais, econômicos, políticas e culturais da sociedade. Atualmente, presencia-se na prática escolar o desenvolvimento da leitura em um sentido distorcido de sua essência, marcado pela presença de uma prática seletiva e julgadora. Para atender ao objetivo proposto neste artigo, inicialmente, busca-se fazer um panorama histórico do processo de leitura. Posteriormente, ressalta-se o desenvolvimento da leitura, a fim de contribuir para que o leitor amplie sua criticidade. O estudo permite evidenciar que a leitura e a realização de atividades de leitura contribuem para que os alunos interajam com seu meio social.
Downloads
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).