O desenvolvimento do processo de leitura: primeiras aproximações

  • Adriana Aparecida Rodrigues Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí
  • Silvana Malavasi Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí
  • Fátima Aparecida de Souza Francioli Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí
Palavras-chave: Leitura e conhecimento, historicidade, formação do leitor

Resumo

O presente estudo tem como finalidade refletir sobre o processo de leitura, pontuando que a leitura se encontra atrelada ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade. Parte-se do pressuposto que o processo de leitura é marcado pelas mudanças nos contextos sociais, econômicos, políticas e culturais da sociedade. Atualmente, presencia-se na prática escolar o desenvolvimento da leitura em um sentido distorcido de sua essência, marcado pela presença de uma prática seletiva e julgadora. Para atender ao objetivo proposto neste artigo, inicialmente, busca-se fazer um panorama histórico do processo de leitura. Posteriormente, ressalta-se o desenvolvimento da leitura, a fim de contribuir para que o leitor amplie sua criticidade. O estudo permite evidenciar que a leitura e a realização de atividades de leitura contribuem para que os alunos interajam com seu meio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí
Mestranda do Programa de Pós-graduação Formação Docente Interdisciplinar
Silvana Malavasi, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí
Mestranda do Programa de Pós-graduação Formação Docente Interdisciplinar
Fátima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí
Professora do Programa de Pós-graduação Formação Docente Interdisciplinar
Publicado
2015-03-04
Como Citar
Rodrigues, A. A., Malavasi, S., & Francioli, F. A. de S. (2015). O desenvolvimento do processo de leitura: primeiras aproximações. Imagens Da Educação , 5(1), 16-24. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.23158
Seção
Ensino e Aprendizagem