Narrações de professores e avaliação da aprendizagem: atravessamentos, tempos vividos em si-outro

  • Joacir Marques da Costa UNIPAMPA, UFSM
  • Celso Ilgo Henz UFSM
  • Marilene Gabriel Dalla Corte UFSM
Palavras-chave: professores de matemática, formação permanente, avaliação, narrativas de formação.

Resumo

No presente artigo elaboram-se argumentos que põem em relevo um processo de investigação-formação como lugar de formação permanente de professores. Tece-se um recorte a partir de uma pesquisa dissertativa, a qual se coaduna na discussão da formação de professores de matemática mediante um processo de experienciação das histórias de vida, objetivando investigar as significações acerca da avaliação da aprendizagem. Considera-se, teórico-metodologicamente, o cenário da Pesquisa-formação uma abordagem (auto)biográfica, de tal modo que as narrativas, ao mobilizarem a subjetividade dos docentes, demarcam as experiências de um tempo vivido atravessado de si-outro. Estas narrativas realizaram-se com três professoras de matemática de educação básica mediante temas geradores, considerando-se marcas e problematizações acerca de práticas educativas. Têm-se, assim, significações de que no processo de narração reelaboram-se e são produzidos indícios reflexivos e possibilidades de mudanças.  Com isso, a pesquisa adquiriu um desenho que (entre)laça os tempos passado-presente-futuro e que, hermeneuticamente, interpreta o trabalho com os sujeitos, demarcando a pesquisa como prática de (auto)formação em uma perspectiva reflexivo-crítica da/na práxis pedagógica.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joacir Marques da Costa, UNIPAMPA, UFSM

Professor Me. da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM. Pesquisador junto ao Grupo Elos e Dialogus /CNPq. E-mail: mc.joacir@gmail.com

Celso Ilgo Henz, UFSM

Prof. Dr. no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM. Líder do Grupo Dialogus – Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire/CNPq. E-mail: celsoufsm@gmail.com

Marilene Gabriel Dalla Corte, UFSM

Profª. Dra. do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisadora junto ao Grupo Elos/CNPq. E-mail: marilenedallacorte@gmail.com

 

Publicado
2014-05-16
Como Citar
Marques da Costa, J., Ilgo Henz, C., & Gabriel Dalla Corte, M. (2014). Narrações de professores e avaliação da aprendizagem: atravessamentos, tempos vividos em si-outro. Imagens Da Educação , 4(2), 12-22. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.23436
Seção
Ensino e Aprendizagem