Narrações de professores e avaliação da aprendizagem: atravessamentos, tempos vividos em si-outro
Resumo
No presente artigo elaboram-se argumentos que põem em relevo um processo de investigação-formação como lugar de formação permanente de professores. Tece-se um recorte a partir de uma pesquisa dissertativa, a qual se coaduna na discussão da formação de professores de matemática mediante um processo de experienciação das histórias de vida, objetivando investigar as significações acerca da avaliação da aprendizagem. Considera-se, teórico-metodologicamente, o cenário da Pesquisa-formação uma abordagem (auto)biográfica, de tal modo que as narrativas, ao mobilizarem a subjetividade dos docentes, demarcam as experiências de um tempo vivido atravessado de si-outro. Estas narrativas realizaram-se com três professoras de matemática de educação básica mediante temas geradores, considerando-se marcas e problematizações acerca de práticas educativas. Têm-se, assim, significações de que no processo de narração reelaboram-se e são produzidos indícios reflexivos e possibilidades de mudanças. Com isso, a pesquisa adquiriu um desenho que (entre)laça os tempos passado-presente-futuro e que, hermeneuticamente, interpreta o trabalho com os sujeitos, demarcando a pesquisa como prática de (auto)formação em uma perspectiva reflexivo-crítica da/na práxis pedagógica.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).