História da matemática: uma estratégia contextualizada para o ensino de estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Rubia Juliana Gomes Fernandes Universidade Tecnológica federal do Paraná - Ponta Grossa - UTFPR
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa - UTFPR

Resumo

No presente artigo apresentam-se resultados de uma pesquisa que objetiva analisar as contribuições que uma Sequência de Ensino pode trazer para o ensino de Estatística e Probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como recurso didático a contextualização envolvendo a História da Matemática. Com o intuito de atingir o objetivo apresentado foi trabalhada uma Sequência de Ensino direcionada aos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade com uma turma de alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba, PR. A metodologia utilizada na pesquisa é aplicada, descritiva, e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Matemática, enfocando a perspectiva histórica, voltadas para a educação estatística e probabilística. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados advindos do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço significativo quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo as questões históricas com relação aos conhecimentos de Estatística e Probabilidade.

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Publicado
2015-06-18
Como Citar
Fernandes, R. J. G., & Junior, G. dos S. (2015). História da matemática: uma estratégia contextualizada para o ensino de estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Imagens Da Educação , 5(2), 25 - 35. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i2.23580
Seção
Ensino e Aprendizagem