Identidade e práticas de letramento: o que as pesquisas recentes revelam acerca de escolas do campo
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre formação de professor de Língua Portuguesa e identidades sociais em escolas do campo. Conversando com pesquisas recentes, a pretensão é compreender: O que as pesquisas recentes revelam sobre letramento em Escolas do Campo? Como as práticas de letramento evidenciadas nestas pesquisas colaboram na construção da identidade dos alunos do campo? O artigo caracteriza-se como uma reflexão teórica de cunho bibliográfico. O referencial teórico adotado para a discussão sobre identidade foi Bauman, Halll e Moita Lopes. Para dar conta de discutir letramento, foi assumido o modelo de letramento ideológico de Street, aliado a Kleiman, Kleiman e Matêncio e Signorini. Acerca de identidade e práticas de letramento em escolas do campo, este estudo baseou-se nas pesquisas de Campos, Cândido, e Santos, dentre outros. A metodologia utilizada está no campo da linguística aplicada e na abordagem qualitativa. Como resultado do trabalho, é possível inferir a necessidade de formação dos professores direcionada ao contexto do campo, a qual traz importantes contribuições à identidade dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas na área que implementem as discussões sobre letramento e identidade do campo.
Downloads
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).