Identidade e práticas de letramento: o que as pesquisas recentes revelam acerca de escolas do campo

  • Raimunda Santos Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Palavras-chave: Identidade, práticas de letramento, educação do campo, formação de professores

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre formação de professor de Língua Portuguesa e identidades sociais em escolas do campo. Conversando com pesquisas recentes, a pretensão é compreender: O que as pesquisas recentes revelam sobre letramento em Escolas do Campo? Como as práticas de letramento evidenciadas nestas pesquisas colaboram na construção da identidade dos alunos do campo? O artigo caracteriza-se como uma reflexão teórica de cunho bibliográfico. O referencial teórico adotado para a discussão sobre identidade foi Bauman, Halll e Moita Lopes. Para dar conta de discutir letramento, foi assumido o modelo de letramento ideológico de Street, aliado a Kleiman, Kleiman e Matêncio e Signorini. Acerca de identidade e práticas de letramento em escolas do campo, este estudo baseou-se nas pesquisas de Campos, Cândido, e Santos, dentre outros. A metodologia utilizada está no campo da linguística aplicada e na abordagem qualitativa. Como resultado do trabalho, é possível inferir a necessidade de formação dos professores direcionada ao contexto do campo, a qual traz importantes contribuições à identidade dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas na área que implementem as discussões sobre letramento e identidade do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Santos Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Mestranda em Letras pelo Programa Linguagem, Identidade e Subjetividade, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Graduada em Letras - Port/Inglês, pela Universidade Tuiuti do Parana. Atuou como pesquisadora e bolsista da CAPES no projeto Observatório da Educação Realidade das Escolas do Campo na Região Sul do Brasil: Diagnóstico e Intervenção Pedagógica com Ênfase na Alfabetização, Letramento e Formação de Professores. Atualmente participa do projeto de pesquisa: Novos letramentos, multiletramentos e formação de professores de língua estrangeira: identidades sociais em foco.
Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Possui doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). Atualmente é professora associada da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuando no curso Letras graduação (Língua Inglesa, Prática de Ensino) e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição. É professora do programa de mestrado e doutorado em Letras na Unioeste. Já publicou cinco livros no Brasil (Identidades Sociais de Raça, Etnia, Gênero e Sexualidade: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores de Línguas; Formação de Professores: Raça/Etnia, PEAB Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Pesquisas e Relatos de Experiências, Formação de Professores de Línguas: Investigações e Intervenções.). Publicou também um livro nos Estados Unidos (Addressing Race Ethnicity in Brazilian Schools: A Critical Race Theory Perspective). Tem vários artigos publicados em livros e periódicos, no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (língua estrangeira e materna), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, letramento crítico e os processos de construção de identidades sociais (relações raciais). É parecerista de vários periódicos.
Publicado
2015-03-04
Como Citar
Oliveira, R. S. M. de, & Ferreira, A. de J. (2015). Identidade e práticas de letramento: o que as pesquisas recentes revelam acerca de escolas do campo. Imagens Da Educação , 5(1), 25-36. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.23682
Seção
Ensino e Aprendizagem