Identidade e práticas de letramento: o que as pesquisas recentes revelam acerca de escolas do campo

  • Raimunda Santos Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Palavras-chave: Identidade, práticas de letramento, educação do campo, formação de professores

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre formação de professor de Língua Portuguesa e identidades sociais em escolas do campo. Conversando com pesquisas recentes, a pretensão é compreender: O que as pesquisas recentes revelam sobre letramento em Escolas do Campo? Como as práticas de letramento evidenciadas nestas pesquisas colaboram na construção da identidade dos alunos do campo? O artigo caracteriza-se como uma reflexão teórica de cunho bibliográfico. O referencial teórico adotado para a discussão sobre identidade foi Bauman, Halll e Moita Lopes. Para dar conta de discutir letramento, foi assumido o modelo de letramento ideológico de Street, aliado a Kleiman, Kleiman e Matêncio e Signorini. Acerca de identidade e práticas de letramento em escolas do campo, este estudo baseou-se nas pesquisas de Campos, Cândido, e Santos, dentre outros. A metodologia utilizada está no campo da linguística aplicada e na abordagem qualitativa. Como resultado do trabalho, é possível inferir a necessidade de formação dos professores direcionada ao contexto do campo, a qual traz importantes contribuições à identidade dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas na área que implementem as discussões sobre letramento e identidade do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raimunda Santos Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Mestranda em Letras pelo Programa Linguagem, Identidade e Subjetividade, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Graduada em Letras - Port/Inglês, pela Universidade Tuiuti do Parana. Atuou como pesquisadora e bolsista da CAPES no projeto Observatório da Educação Realidade das Escolas do Campo na Região Sul do Brasil: Diagnóstico e Intervenção Pedagógica com Ênfase na Alfabetização, Letramento e Formação de Professores. Atualmente participa do projeto de pesquisa: Novos letramentos, multiletramentos e formação de professores de língua estrangeira: identidades sociais em foco.
Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Possui doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). Atualmente é professora associada da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuando no curso Letras graduação (Língua Inglesa, Prática de Ensino) e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição. É professora do programa de mestrado e doutorado em Letras na Unioeste. Já publicou cinco livros no Brasil (Identidades Sociais de Raça, Etnia, Gênero e Sexualidade: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores de Línguas; Formação de Professores: Raça/Etnia, PEAB Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Pesquisas e Relatos de Experiências, Formação de Professores de Línguas: Investigações e Intervenções.). Publicou também um livro nos Estados Unidos (Addressing Race Ethnicity in Brazilian Schools: A Critical Race Theory Perspective). Tem vários artigos publicados em livros e periódicos, no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (língua estrangeira e materna), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, letramento crítico e os processos de construção de identidades sociais (relações raciais). É parecerista de vários periódicos.
Publicado
2015-03-04
Como Citar
Oliveira, R. S. M. de, & Ferreira, A. de J. (2015). Identidade e práticas de letramento: o que as pesquisas recentes revelam acerca de escolas do campo. Imagens Da Educação , 5(1), 25-36. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.23682
Seção
Ensino e Aprendizagem