Identidade e práticas de letramento: o que as pesquisas recentes revelam acerca de escolas do campo
Abstract
Este artigo traz reflexões sobre formação de professor de Língua Portuguesa e identidades sociais em escolas do campo. Conversando com pesquisas recentes, a pretensão é compreender: O que as pesquisas recentes revelam sobre letramento em Escolas do Campo? Como as práticas de letramento evidenciadas nestas pesquisas colaboram na construção da identidade dos alunos do campo? O artigo caracteriza-se como uma reflexão teórica de cunho bibliográfico. O referencial teórico adotado para a discussão sobre identidade foi Bauman, Halll e Moita Lopes. Para dar conta de discutir letramento, foi assumido o modelo de letramento ideológico de Street, aliado a Kleiman, Kleiman e Matêncio e Signorini. Acerca de identidade e práticas de letramento em escolas do campo, este estudo baseou-se nas pesquisas de Campos, Cândido, e Santos, dentre outros. A metodologia utilizada está no campo da linguística aplicada e na abordagem qualitativa. Como resultado do trabalho, é possível inferir a necessidade de formação dos professores direcionada ao contexto do campo, a qual traz importantes contribuições à identidade dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas na área que implementem as discussões sobre letramento e identidade do campo.
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