Políticas de educação profissional - a lei de aprendizagem nº 10.097/2000: contradições de uma realidade brasileira

  • Jaqueline Puquevis Souza Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Adair Angelo Dalarosa Universidade Estadual do Centro Oeste
Palavras-chave: Lei de aprendizagem, organizações multilaterais, empresariado

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a Lei de Aprendizagem n◦ 10.097/2000, buscando desenhar o quadro político dos programas executados no país, sua estrutura, perfil dos alunos e propostas implícitas em suas diretrizes curriculares. Fundamenta-se na realidade prática do programa Jovem Aprendiz, com ilustrações por meio de diário de campo e experiências de jovens aprendizes de uma cidade de interior do Paraná. Mediante análise de ações de políticas para a juventude e das fontes documentais para a educação profissional, publicadas pelas Organizações Multilaterais e empresariado, os quais são:documentos de Reformas Econômicas e Trabalhistas na América Latina e Caribe; O Ensino e a formação técnico-profissional: uma visão para o século XXI (1999); Educação e Conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade (1993) e Equidade e transformação produtiva: um enfoque integrado (1996), Decreto 2.208/97, o Proep e o Planfor um discurso que racionaliza e justifica as ações adotadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Puquevis Souza, Universidade Estadual do Centro Oeste
Mestre em Educação pela Universidades Estadual do Centro Oeste. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Guairacá. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Adair Angelo Dalarosa, Universidade Estadual do Centro Oeste
Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centroeste do Parana - UNICENTRO em convênio com a Unicamp (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2005). Cursou Pós-doutorado em Filosofia na UNIVERSITA DI URBINO CARLO BO, Itália (2012). Atualmente é Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, atuando na Graduação e no Mestrado em Educação. 
Publicado
2015-03-04
Como Citar
Souza, J. P., & Dalarosa, A. A. (2015). Políticas de educação profissional - a lei de aprendizagem nº 10.097/2000: contradições de uma realidade brasileira. Imagens Da Educação , 5(1), 107-117. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.23914
Seção
Políticas Públicas