Políticas de educação profissional - a lei de aprendizagem nº 10.097/2000: contradições de uma realidade brasileira
Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender a Lei de Aprendizagem n◦ 10.097/2000, buscando desenhar o quadro político dos programas executados no país, sua estrutura, perfil dos alunos e propostas implícitas em suas diretrizes curriculares. Fundamenta-se na realidade prática do programa Jovem Aprendiz, com ilustrações por meio de diário de campo e experiências de jovens aprendizes de uma cidade de interior do Paraná. Mediante análise de ações de políticas para a juventude e das fontes documentais para a educação profissional, publicadas pelas Organizações Multilaterais e empresariado, os quais são:documentos de Reformas Econômicas e Trabalhistas na América Latina e Caribe; O Ensino e a formação técnico-profissional: uma visão para o século XXI (1999); Educação e Conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade (1993) e Equidade e transformação produtiva: um enfoque integrado (1996), Decreto 2.208/97, o Proep e o Planfor um discurso que racionaliza e justifica as ações adotadas.
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