Discursos sobre a formação dos pedagogos e suas intencionalidades
Resumo
Neste artigo analisamos discursos sobre a formação de pedagogos no Brasil em quatro reportagens, três delas veiculadas pela Revista Veja e uma pela Revista Nova Escola, todas no ano de 2008. Nestas reportagens, pesquisadores, repórteres e o próprio ministro da educação do período apontam o que consideram como deficiências na formação do pedagogo, que se reverteriam em uma má formação para os alunos da educação básica. São discursos atuais no contexto brasileiro que propagam uma formação pragmática e utilitarista para professores e alunos de licenciaturas, e, especificamente, para os formados em Pedagogia. Trabalhamos com revisão de bibliografia e com amparo teórico de autores da linguagem, como Mikhail M. Bakhtin, e autores que discutem a organização social e a educação contemporânea. Da análise depreendemos que nos discursos veiculados alimenta-se a cisão entre a teoria e prática, estabelece-se a descaracterização do pedagogo como profissional da educação, crítico, produtor de conhecimento, ancorado na indissolúvel relação entre teoria e prática produzida tanto em sala de aula quanto na relação com o contexto mais amplo em que se constroem os processos educativos.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).