Discursos sobre a formação dos pedagogos e suas intencionalidades

  • Márcia Cossetin Universidade Estadual de Maringá - UEM Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ivete Janice de Oliveira Brotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Palavras-chave: educação, formação de pedagogos, discurso

Resumo

Neste artigo analisamos discursos sobre a formação de pedagogos no Brasil em quatro reportagens, três delas veiculadas pela Revista Veja e uma pela Revista Nova Escola, todas no ano de 2008. Nestas reportagens, pesquisadores, repórteres e o próprio ministro da educação do período apontam o que consideram como deficiências na formação do pedagogo, que se reverteriam em uma má formação para os alunos da educação básica. São discursos atuais no contexto brasileiro que propagam uma formação pragmática e utilitarista para professores e alunos de licenciaturas, e, especificamente, para os formados em Pedagogia. Trabalhamos com revisão de bibliografia e com amparo teórico de autores da linguagem, como Mikhail M. Bakhtin, e autores que discutem a organização social e a educação contemporânea. Da análise depreendemos que nos discursos veiculados alimenta-se a cisão entre a teoria e prática, estabelece-se a descaracterização do pedagogo como profissional da educação, crítico, produtor de conhecimento, ancorado na indissolúvel relação entre teoria e prática produzida tanto em sala de aula quanto na relação com o contexto mais amplo em que se constroem os processos educativos. 

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Biografia do Autor

Márcia Cossetin, Universidade Estadual de Maringá - UEM Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, possui graduação em Pedagogia (2005), especialização em História da Educação Brasileira (2008) e mestrado em Educação (2012), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para educação, políticas públicas para a infância e adolescência, socioeducação, práticas educativas, teorias pedagógicas e formação de professores.
Ivete Janice de Oliveira Brotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação básica, linguagem, alfabetização, leitura e escrita e práticas de ensino.
Publicado
2015-06-18
Como Citar
Cossetin, M., & Brotto, I. J. de O. (2015). Discursos sobre a formação dos pedagogos e suas intencionalidades. Imagens Da Educação , 5(2), 57 - 65. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i2.24302
Seção
Políticas Públicas