Aprendizagem docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Física: o que dizem os supervisores

  • Luiz Marcelo Darroz Área de Física da Universidade de Passo Fundo
  • Clóvis Milton Duval Wannmacher Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Pibid/Física, supervisores, aprendizagem docente, focos de aprendizagem docente

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de um projeto de pesquisa que visa
identificar os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(Pibid) na formação dos professores de Física do Rio Grande do Sul. Esta
investigação, que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente
nos licenciandos de Física participantes do programa, foi realizada com vinte
professores de escolas públicas que, na época da pesquisa, possuíam bolsas de
supervisão dos subprojetos do Pibid/Física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados
ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente
transcritas. A análise dos dados se deu a partir dos materiais coletados, dos quais se
realizou uma Análise Textual Discursiva (ATD) que tinha como categorias a priori os
cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas
atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que
elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos supervisores de área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Área de Física da Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática; Especialista em Física; Mestre em Ensino de Física. Doutorando em Educação em Ciência.

Clóvis Milton Duval Wannmacher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Especialistao em Nefrologia pelo Assiciação Médica Brasileira.

Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado
2016-04-06
Como Citar
Darroz, L. M., & Wannmacher, C. M. D. (2016). Aprendizagem docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Física: o que dizem os supervisores. Imagens Da Educação , 6(1), 38 - 49. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.27605
Seção
Ensino e Aprendizagem