Aprendizagem docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Física: o que dizem os supervisores
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados parciais de um projeto de pesquisa que visa
identificar os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(Pibid) na formação dos professores de Física do Rio Grande do Sul. Esta
investigação, que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente
nos licenciandos de Física participantes do programa, foi realizada com vinte
professores de escolas públicas que, na época da pesquisa, possuíam bolsas de
supervisão dos subprojetos do Pibid/Física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados
ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente
transcritas. A análise dos dados se deu a partir dos materiais coletados, dos quais se
realizou uma Análise Textual Discursiva (ATD) que tinha como categorias a priori os
cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas
atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que
elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos supervisores de área.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).