Mapeamento dos estilos de aprendizagem de residentes de um programa multiprofissional da saúde

  • Jucelaine Arend Birrer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ítalo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: estilos de aprendizagem, multiprofissionais, saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os estilos de aprendizagem de multiprofissionais de um Programa de Residência da Saúde. O Programa constitui-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, que visa à formação de profissionais da área da saúde para a assistência, gestão e ensino. A metodologia empregada fundamentou-se na abordagem quantitativa do tipo exploratória. Foi aplicado o Índice dos Estilos de Aprendizagem de Felder e Soloman (1991), do qual participaram 97 multiprofissionais residentes dos seguintes núcleos profissionais: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, farmácia, educação física, odontologia, terapia ocupacional e nutrição. A identificação dos estilos predominantes entre os multiprofissionais residentes, apresentados em ordem decrescente foram: estilo sensorial (76,19%); estilo sequencial (67,0%); estilo verbal (57,7%) e estilo ativo (56,7%). Percebeu-se que os estilos de aprendizagem repercutiram no processo da aprendizagem dos multiprofissionais como um dispositivo para o aprimoramento de uma nova forma de realizar as tarefas na atividade prática. Este processo pareceu estar relacionado ao método de ensino proposto pelo Projeto Político-Pedagógico nos diferentes contextos em que é aplicado, fundamentado numa lógica de integração multidisciplinar e interdisciplinar, proporcionando um olhar crítico e um fazer diferenciado no campo da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jucelaine Arend Birrer, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira Mestre em Administração, Coordenadora Pedagógica dos Programas de Residência Uni e Multiprofissional (COREMU) da UFSM.
Ítalo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Administração pela USP.
Publicado
2016-08-02
Como Citar
Birrer, J. A., & Minello, Ítalo F. (2016). Mapeamento dos estilos de aprendizagem de residentes de um programa multiprofissional da saúde. Imagens Da Educação , 6(2), 19-28. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.28186
Seção
Ensino e Aprendizagem