O enfoque CTS nas questões de matemática no ENEM de 2014: uma realidade?

  • Caroline Subirá Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Cristiane de Fatima Budek Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Palavras-chave: ENEM, CTS, educação básica, matemática

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar as questões do ENEM do bloco de Matemática e suas Tecnologias, aplicado no ano de 2014, para identificar os níveis de reflexões referentes ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), propostas pelas competências da Matriz de Referência, presentes nessas questões. Essa análise, fundamentada nos conteúdos de Bardin, busca categorizar as questões do caderno amarelo em quatro classificações de acordo com os níveis de envolvimento com a temática CTS. Com a análise, elaboraram-se as seguintes categorias: I - Propicia ao aluno reconhecer aspectos científicos, tecnológicos e sociais; II - Oportuniza ao aluno interpretar fenômenos científicos, tecnológicos e sociais; III - Possibilita ao aluno avaliar modos de intervenção sobre problemas científicos, tecnológicos e sociais; e, IV - Enfatiza apenas conhecimento matemático específico sem relações consideráveis com a ciência, tecnologia e sociedade. Nos resultados encontrados, em resumo, constatou-se que a maioria das questões não enfatizam as relações sociais e, consequentemente, não mostram essa mesma abordagem dentro da disciplina de Matemática, o que nos leva a acreditar que não há uma preocupação da referida disciplina em relação à Alfabetização Científica e Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Subirá Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
Possui Graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CJ (2012). É Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Cristo Rei - FACCREI (2013).  Atualmente é Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CLM (Cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação) e Mestranda da Universidade Tecnológica do Paraná - UTFPR/PG em Ensino de Ciências e Tecnologia. 
Cristiane de Fatima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Mestranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Ponta Grossa). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É especialista em EaD e Novas Tecnologias. Atualmente é professora do curso de Pedagogia na modalidade a distância da Sociedade Técnica Educacional da Lapa. Integrante do grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Probabilidade e Estatística da UTFPR, campus Ponta Grossa.
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Ponta Grossa. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa.
Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia no período de 09-07-2009 a 10-04-2012. 
Publicado
2016-09-16
Como Citar
Pereira, C. S., Dias, C. de F. B., Silveira, R. M. C. F., & Santos Junior, G. dos. (2016). O enfoque CTS nas questões de matemática no ENEM de 2014: uma realidade?. Imagens Da Educação , 6(3), 62-73. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.31213
Seção
Ensino e Aprendizagem