O enfoque CTS nas questões de matemática no ENEM de 2014: uma realidade?
Palavras-chave:
ENEM, CTS, educação básica, matemática
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar as questões do ENEM do bloco de Matemática e suas Tecnologias, aplicado no ano de 2014, para identificar os níveis de reflexões referentes ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), propostas pelas competências da Matriz de Referência, presentes nessas questões. Essa análise, fundamentada nos conteúdos de Bardin, busca categorizar as questões do caderno amarelo em quatro classificações de acordo com os níveis de envolvimento com a temática CTS. Com a análise, elaboraram-se as seguintes categorias: I - Propicia ao aluno reconhecer aspectos científicos, tecnológicos e sociais; II - Oportuniza ao aluno interpretar fenômenos científicos, tecnológicos e sociais; III - Possibilita ao aluno avaliar modos de intervenção sobre problemas científicos, tecnológicos e sociais; e, IV - Enfatiza apenas conhecimento matemático específico sem relações consideráveis com a ciência, tecnologia e sociedade. Nos resultados encontrados, em resumo, constatou-se que a maioria das questões não enfatizam as relações sociais e, consequentemente, não mostram essa mesma abordagem dentro da disciplina de Matemática, o que nos leva a acreditar que não há uma preocupação da referida disciplina em relação à Alfabetização Científica e Tecnológica.Downloads
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Publicado
2016-09-16
Como Citar
Pereira, C. S., Dias, C. de F. B., Silveira, R. M. C. F., & Santos Junior, G. dos. (2016). O enfoque CTS nas questões de matemática no ENEM de 2014: uma realidade?. Imagens Da Educação , 6(3), 62-73. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.31213
Edição
Seção
Ensino e Aprendizagem
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