Temas socioambientais: um olhar sobre dissertações e teses no ensino de Química

  • Tânia do Carmo Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação ambiental, contexto socioambiental, pesquisa em ensino

Resumo

Este trabalho versa sobre a análise de pesquisas em termos de mestrado e de doutorado que abordam temas socioambientais voltados para o ensino de Química, como possibilidade de formar sujeitos críticos e capazes de assumirem os desafios ambientais apresentados. A pesquisa, de cunho qualitativo e de natureza bibliográfica, teve como objetivo reconhecer aspectos relacionados aos conhecimentos científicos, sociais e culturais em textos de mestrado e de doutorado defendidos no período de 2003 a 2015, em programas brasileiros reconhecidos pela CAPES. Foram analisadas 21 dissertações e uma tese, sob a perspectiva da Análise de Conteúdo. Para a organização e a discussão dos resultados, utilizou-se quatro categorias elaboradas e validadas por Silva e Marcondes: aplicação do conhecimento químico, descrição científica dos fatos e processos, compreensão da realidade social e transformação da realidade social. Tal método faz referência à contextualização, aos conhecimentos químicos por meio de fatos do cotidiano e a tomada de atitudes para a resolução de problemas ambientais. Por meio dos resultados, infere-se que a inserção de temas socioambientais no ensino de Química pode se configurar em uma estratégia significativa para a instrução dessa matéria, porém precisa ser melhor trabalhada na busca de transformações da realidade física e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia do Carmo, Universidade Estadual de Maringá
Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2008), mestre (2014) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da mesma Universidade. Membro do grupo de pesquisa em Educação Química, grupo de Investigação em Educação para a Ciência - GIEDUC da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Projeto de Pesquisa - Concepções, Representações Sociais e Identidade Docente de Licenciandos das Ciências: um contributo para a melhoria da formação docente.
Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, Brasil (2009), mestre em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Química (Licenciatura) pela APEC/Presidente Prudente e Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química. 
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá
Graduado em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Especialista em Educação pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2011). É professor Adjunto do Departamento de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2016-09-16
Como Citar
Carmo, T. do, Kiouranis, N. M. M., & de Oliveira Magalhães Júnior, C. A. (2016). Temas socioambientais: um olhar sobre dissertações e teses no ensino de Química. Imagens Da Educação , 6(3), 93-106. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.31351
Seção
Ensino e Aprendizagem