Temas socioambientais: um olhar sobre dissertações e teses no ensino de Química
Resumen
Este trabalho versa sobre a análise de pesquisas em termos de mestrado e de doutorado que abordam temas socioambientais voltados para o ensino de Química, como possibilidade de formar sujeitos críticos e capazes de assumirem os desafios ambientais apresentados. A pesquisa, de cunho qualitativo e de natureza bibliográfica, teve como objetivo reconhecer aspectos relacionados aos conhecimentos científicos, sociais e culturais em textos de mestrado e de doutorado defendidos no período de 2003 a 2015, em programas brasileiros reconhecidos pela CAPES. Foram analisadas 21 dissertações e uma tese, sob a perspectiva da Análise de Conteúdo. Para a organização e a discussão dos resultados, utilizou-se quatro categorias elaboradas e validadas por Silva e Marcondes: aplicação do conhecimento químico, descrição científica dos fatos e processos, compreensão da realidade social e transformação da realidade social. Tal método faz referência à contextualização, aos conhecimentos químicos por meio de fatos do cotidiano e a tomada de atitudes para a resolução de problemas ambientais. Por meio dos resultados, infere-se que a inserção de temas socioambientais no ensino de Química pode se configurar em uma estratégia significativa para a instrução dessa matéria, porém precisa ser melhor trabalhada na busca de transformações da realidade física e social.
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