Os sistemas de medidas nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século xx no Rio Grande do Sul
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a abordagem dos sistemas de medidas nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul. Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Essas escolas estavam inseridas num projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Baseando-se na história cultural, analisam-se as aritméticas da Série Ordem e Progresso e da Série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana para suas escolas. As edições da Primeira e da Segunda Aritmética abordam as unidades de medidas num sentido informativo e utilitário para os futuros colonos, especialmente com atividades relacionadas à agricultura e à economia. As edições da Terceira Aritmética abordam as unidades de medidas num sentido formativo, com ênfase para definições, relações entre as unidades de medida e exercícios que exploram essas relações, numa proposta integrada com as frações decimais. Com essas estratégias de abordagem dos sistemas de medidas, os autores das aritméticas esperavam que os alunos das escolas paroquiais luteranas gaúchas se apropriassem desses conhecimentos matemáticos.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).