Percepções e hábitos de nativos digitais sobre ensino e aprendizagem com TDICS na escola e em ambientes não escolares

  • Diógenes Gewehr Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES
Palavras-chave: Tecnologias, Gerações, Contexto escolar e não escolar

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, contudo, no ambiente escolar parece haver certo distanciamento da sala de aula. Este artigo versa sobre a atual geração de alunos, nativos digitais, suas percepções e hábitos em relação ao ensinar e aprender com TDICs. Objetiva identificar como utilizam tais tecnologias para sua aprendizagem, na escola e fora do contexto escolar, bem como, analisar suas percepções quanto à utilização de TDICs por seus professores nas estratégias de ensino e em relação a sua aprendizagem. Envolveu três escolas do município de Lajeado, RS, abordando 12 turmas do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da plataforma Google Forms e analisados pela estatística descritiva. Pode-se identificar que os alunos utilizam a internetpara estudar quando estão fora da escola, mas o conteúdo priorizado refere-se a atividades de lazer e entretenimento. Mais da metade revelou não saber executar tarefas formais, como formatar texto (50,6%) e enviar e-mail (59,7%). Em relação às práticas pedagógicas dos professores, constatou-se que os alunos pouco os percebem fazendo uso de diferentes TDICs nas aulas. Quanto à aprendizagem, os alunos sentem-se mais envolvidos e julgam mais eficientes as estratégias em que as tecnologias estão presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diógenes Gewehr, Centro Universitário UNIVATES
Doutorando PPGEnsino UNIVATES. Mestre em Ensino UNIVATES. Professor Tutor-externo UNIASSELVI-PÓS
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES
Profª Drª dos Programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Univates.
Publicado
2017-06-07
Como Citar
Gewehr, D., & Guimarães Strohschoen, A. A. (2017). Percepções e hábitos de nativos digitais sobre ensino e aprendizagem com TDICS na escola e em ambientes não escolares. Imagens Da Educação , 7(2), 24-37. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34837
Seção
Ensino e Aprendizagem