Biblioteca escolar e formação do leitor: integração possível?

  • Flávia Brocchetto Ramos Professor no PPGEd e PPGL na UCS
  • Angelina Maria Vanin Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul
  • Angela Balça Professora, Universidade de Évora - Portugal
Palavras-chave: mediação, leitura, cultura

Resumo

Esta investigação analisa a atuação de bibliotecas escolares na promoção do acervo de obras do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com o objetivo de acompanhar os processos que ocorrem a partir do recebimento de obras do referido acervo PNBE, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam nas bibliotecas da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias do Sul, RS. Seguindo princípios de base qualitativa, o estudo pauta-se em conhecimentos prático-teóricos da área de Biblioteconomia, Letras e Educação e tem como base o cenário brasileiro e o português. O artigo aponta para o desconhecimento do profissional da biblioteca sobre a utilização do acervo e de guias do PNBE e que a biblioteca escolar tende a ser um setor passivo, apoiando e não promovendo ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Professor no PPGEd e PPGL na UCS

Doutor em Letras pela PUCRS.

Pós-doutor em Educação pela UFMG.

Bolsista Produtividade CNPq.

Angelina Maria Vanin, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul.

Bibliotecária.

Angela Balça, Professora, Universidade de Évora - Portugal
Professora, Universidade de Évora - Portugal
Publicado
2017-06-07
Como Citar
Ramos, F. B., Vanin, A. M., & Balça, A. (2017). Biblioteca escolar e formação do leitor: integração possível?. Imagens Da Educação , 7(2), 1-10. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.35632
Seção
Ensino e Aprendizagem