Fechamento de escolas do campo no Brasil e o transporte escolar entre 1990 e 2010: na contramão da educação do campo
Resumo
Analisamos, neste artigo, as políticas de fechamento de escolas do campo no Brasil no período de 1990 a 2010, o que vai na contramão da Educação do Campo. Debatemos a questão que envolve milhares de comunidades que, na maioria das vezes, não são ouvidas sobre o fechamento de escolas no e do campo. Não há uma discussão prévia sobre as vantagens e desvantagens da abertura ou do fechamento das escolas, desconsiderando o princípio da participação comunitária do campo nas decisões que envolvem a educação e as políticas públicas para educação, impactando diretamente milhares de cidadãos. No estudo, utilizamos fontes primárias e oficiais, além de pesquisas científicas que tratam do fechamento de escolas do campo, fato que interfere diretamente na formação sociocultural e política dos que residem ou trabalham no campo. No período analisado, foi constatado o fechamento de 20.958 escolas públicas no e do campo entre 1996 e 2002 e de 22.983 escolas entre 2003 e 2010.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).