A formação contínua dos professores e as avaliações externas no contexto educacional brasileiro
Resumo
Neste texto, objetivou-se analisar os desdobramentos das avaliações externas na formação contínua dos professores no contexto educacional brasileiro. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e ao estudo qualitativo de natureza exploratória para identificar as principais questões em debate no âmbito dessa temática de modo a compreender e refletir sobre por que e para que os professores precisam de formação contínua, assim como evidenciar as implicações das avaliações externas nessa etapa da formação docente.Conclui-se que a formação contínua dos professores da escola pública brasileira, centrada nas políticas das avaliações externas, é, na maioria das vezes, minimamente adequada aos desafios postos aos professores, entre eles, assegurar as condições necessárias para a concretização dos processos de ensino e aprendizagem.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).