A formação contínua dos professores e as avaliações externas no contexto educacional brasileiro

Palavras-chave: formação docente, escola pública, ação docente.

Resumo

Neste texto, objetivou-se analisar os desdobramentos das avaliações externas na formação contínua dos professores no contexto educacional brasileiro. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e ao estudo qualitativo de natureza exploratória para identificar as principais questões em debate no âmbito dessa temática de modo a compreender e refletir sobre por que e para que os professores precisam de formação contínua, assim como evidenciar as implicações das avaliações externas nessa etapa da formação docente.Conclui-se que a formação contínua dos professores da escola pública brasileira, centrada nas políticas das avaliações externas, é, na maioria das vezes, minimamente adequada aos desafios postos aos professores, entre eles, assegurar as condições necessárias para a concretização dos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Regional do Cariri (URCA)
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciado em Letras e Especialista em Supervisão e Orientação Educacional. A trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, pelo trabalho como supervisor educacional, professor-formador de professores, coordenadores e gestores escolares na Rede Municipal de Ensino do Ceará e pela docência no Ensino Superior. Autor de artigos publicados no Brasil sobre a formação contínua do docente, coordenador pedagógico e sobre a escola em interface ao contexto contemporâneo. Atualmente integra os Grupos de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Educação, Trabalho e Formação de Professores - GEPET da Universidade Regional do Cariri (URCA). Além disso, estar vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA) como professor temporário, assim como é professor-formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Janine Marta Coelho Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2000); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1992). Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP com supervisão de Bernadete Angelina Gatti (2006). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB; professora titular, Classe E, UFPB, atuando no Programa de Pós Graduação stricto sensu em Educação/Mestrado e Doutorado. Foi presidente da comissão para elaboração e implantação do curso de Graduação em Psicopedagogia, exercendo a função de coordenadora do curso até janeiro de 2010. É presidente da Comissão para implantação do Mestrado Profissional em Psicopedagogia. Elaborou e coordena, desde 2001, o Projeto de Extensão Atendimento a criança hospitalizada; o projeto de Pesquisa PIBIC, a formação docente frente à diversidade: a escolarização dos ciganos como espaço de construção da cidadania desde 2009. E o projeto: a avaliação de situação de docentes doutores, CPA/Comissão Permanente de Avaliação/UFPB. Integra o Comitê Editorial da FURNE. É Consultora Ad Hoc da Editora Universitária. Consultora ad hoc do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Representante do DHP no Colegiado do Curso de Educação Artística - UFPB. Membro da Comissão de Promoção da Identidade Racial e Religiosa da OAB/PB. Membro e relatora da Comissão de Diversidade e Direitos Humanos do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Membro do Conselho da Escola Superior de Serviço Público - ESPEP. Atualmente é professora da linha de Políticas Publicas e Educativas do curso à distância da Escola de Gestores; professora do Estagio Curricular Fund I, do Curso de Pedagogia a Distancia EAD; professora convidada do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Organização de Aprendentes -MPGOA/ UFPB. Tem se dedicado a pesquisas sobre a formação e profissionalização docente, diversidade, educação especial, dificuldades de aprendizagem, atendimento psicopedagógico e processos formativos.
Publicado
2018-03-13
Como Citar
Araújo, O. H. A., & Coelho Rodrigues, J. M. C. (2018). A formação contínua dos professores e as avaliações externas no contexto educacional brasileiro. Imagens Da Educação , 8(1), e40831. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.40831
Seção
Ensino e Aprendizagem