Apropriações da pedagogia moderna no grupo escolar Balduíno Cardoso (Porto União - SC)

  • Névio de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Valéria Aparecida Schena Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR
Palavras-chave: pedagogia moderna, escola primária catarinense, Grupo Escolar Balduíno Cardoso

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o processo de apropriação da Pedagogia Moderna no Grupo Escolar Balduíno Cardoso, no período circunscrito entre a década de 1910 e os anos de 1950. Apoia-se em Roger Chartier e Michel de Certeau e nos regulamentos oficiais, nas atas de autoridades escolares, nos relatórios de inspetores e diretores enviados ao Estado de Santa Catarina. Os relatórios dos inspetores indicam mais elementos de incorporação da Pedagogia Moderna na cultura escolar do Grupo Professor Balduíno Cardoso, pois suas narrativas funcionam como a própria memória educacional oficial do Estado catarinense. Já os relatórios da direção da escola criam um efeito de sentido de controle permanente. Ao observar os relatórios da direção escolar é possível identificar um grande esforço para fazer cumprir as determinações do Estado, seja ao descrever os processos de controle e repreensão ou a orientação destinada aos professores. Porém, ao serem cruzadas as narrativas da direção da escola com as observações da inspeção escolar, nota-se que a cultura escolar do Grupo Balduíno Cardoso estava atravessada por resistências, sejam intencionais ou por dificuldade na execução do ensino de acordo com as proposições da Pedagogia Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Schena, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR
Doutorado em Educação pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR). Mestrado em Educação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Professora da UNESPAR/Campus de União da Vitória-PR. 
Publicado
2018-03-19
Como Citar
Campos, N. de, & Schena, V. A. (2018). Apropriações da pedagogia moderna no grupo escolar Balduíno Cardoso (Porto União - SC). Imagens Da Educação , 8(1), e42073. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.42073
Seção
Ensino e Aprendizagem