Reflexões sobre a parceria entre universidades estatais e comunitárias no Brasil

Palavras-chave: gestão da educação superior, parceria, universidade estatal, universidade comunitária.

Resumo

O estudo reflete possibilidades de aproximações e parcerias entre universidades de diferente natureza, principalmente entre as públicas estatais e as públicas comunitárias no Brasil. O momento atual da educação superior exige maior número de vagas sem necessariamente incidir em aumento significativo no orçamento público, considerando o aproveitamento da capacidade instalada via parcerias com as instituições de Educação Superior Comunitárias. O artigo objetiva incentivar o diálogo sobre a parceria entre universidades estatais e comunitárias. A metodologia utiliza pesquisa documental, revisão da literatura e estatísticas editadas pelo governo brasileiro. Os resultados evidenciam: a possibilidade de parcerias entre universidades públicas e comunitárias, compartilhamento da estrutura das comunitárias, compartilhamento de vagas, projetos de pesquisa conjuntos, entre outros, de forma a otimizar investimentos; a necessidade da revisão dos processos de gestão e profissionalização, com ênfase na aproximação entre as instituições de educação superior. Conclui-se que as parcerias entre as instituições de educação superior públicas e comunitárias, já previstas em lei, apresentam-se como alternativas relevantes para investimento, qualidade, acesso e permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fossatti, Universidade La Salle
Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão Universitária - da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, aprovado com auxílio financeiro pelo CNPq, sob o número 443818/2014-2. É parecerista de Revistas Científicas tais como: Ciência & Saúde Coletiva; Educação, Ciência e Cultura; Diálogo Educacional; Quaestio; Museion e Cippus. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2018-2021.
Luiz Carlos Danesi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Mestre em Administração e Especialista em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, MBA em Gestão do Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Administrador de empresas com experiência como executivo em organizações de grande porte. Consultor, pesquisador e professor. Atuou no ensino superior como Coordenador de Curso e da Comissão Própria de Avaliação, membro de Conselhos Superiores (CONSEPE/CONSUN) e nas funções de Pró-reitor Administrativo e de Pró-reitor de Desenvolvimento. Atualmente é Assessor de Comunicação Institucional do Centro Universitário La Salle - Unilasalle e representante do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul - CRARS , junto a instituição . Áreas de Atuação: Administração Estratégica e Geral, Gestão de Operações, Gestão de Instituições de Nível Superior, Marketing, e Logística. Participação em projeto de pesquisa: Gestão Universitária - da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, aprovado com auxílio financeiro pelo CNPq, sob o número 443818/2014-2.

 
Fadua Ionara Andrade de Andrade
Mestra em Educação pelo Centro Universitário La Salle (2016). Administradora pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2008). Especialista em Planejamento Ambiental pela Faculdade Senai de Tecnologia/Instituto Venturi (2011). Especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário La Salle (2015). Professora validadora de conteúdo de cursos de graduação a distância na Universidade La Salle. Profissional de marketing com foco em inteligência competitiva e gestão estratégica na Universidade La Salle. Docente em cursos técnicos e profissionalizantes na área de gestão.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Fossatti, P., Danesi, L. C., & Andrade de Andrade, F. I. (2018). Reflexões sobre a parceria entre universidades estatais e comunitárias no Brasil. Imagens Da Educação , 8(3), e42336. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i3.42336
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional