NÃO SOU UM ROBÔ: A CONSTRUÇÃO DE CIBERIDENTIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavras-chave: Identidades, Escola, Tecnologias Digitais.

Resumo

A ascensão vertiginosa das Tecnologias da Comunicação e da Informação em uma
sociedade global que desloca tempos e espaços configura a necessidade de uma
nova e diferenciada reorganização social e o entendimento das identidades
contemporâneas inseridas neste contexto. Busca-se, nesta investigação a
compreensão e reflexão sobre as mudanças nas relações interpessoais geradas
pela Internet e redes sociais, localizando suas manifestações no meio escolar. As
voláteis e desafiadoras identidades virtuais, ou ciberidentidades, permeiam a
chamada Sociedade do Conhecimento, desestruturando sistemas e questionando o
futuro. A elucidação do pensamento do teórico Stuart Hall (1997; 2006), dentre
outros autores, sobre a fragmentação de identidades e sua interligação com
questões culturais orienta a discussão, no intento da compreensão deste novo
sujeito e de seus anseios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Doutora em Comunicação – UFRJ. Docente do PPGE/UNICENTRO e do Departamento de Pedagogia/UNICENTRO.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Doutora em Educação pela USP. Docente do PPGE/UNICENTRO e do Departamento de Pedagogia/UNICENTRO .

Eliane Marin, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestranda em Educação PPGE/UNICENTRO, 2018-2020. Docente da disciplina de Matemática da SEED-PR. 

Publicado
2020-03-30
Como Citar
Santinello, J., Mesomo Lira, A. C., & Marin, E. (2020). NÃO SOU UM ROBÔ: A CONSTRUÇÃO DE CIBERIDENTIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR. Imagens Da Educação , 10(1), 77-85. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.46803
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores