REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DE DISCURSOS RACISTAS NA RELAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO NEGRA E O CONHECIMENTO ESCOLAR

Palavras-chave: educação; racismo; linguagem; população negra

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca do sujeito negro e a sua relação com o saber escolar. Para tal, partimos de uma pesquisa bibliográfica com intuito de discutir sobre o modo como os discursos pejorativos sobre a população negra, presentes nas mídias e nos ambientes escolares, impactam na forma como ela se relaciona com o saber escolar. Para tanto, escolhemos o texto literário Lembrança das lições (1996), de Cuti, pseudônimo do escritor Luiz Silva, para servir como elemento deflagrador dessa problemática, uma vez que ele consegue exemplificar alguns dramas comumente vivenciados por esse grupo dentro da escola. Nesse sentido, concluímos que muitos discursos depreciativos sobre a população negra brasileira, com ampla difusão na escola, podem servir de entrave na relação que eles estabelecerão com o saber escolar, impedindo, dessa forma, que desenvolvam suas potencialidades por meio da educação formal.

 

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Biografia do Autor

Gabriel Gustavo dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Santos, G. G. dos, & Vale, R. A. L. do. (2021). REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DE DISCURSOS RACISTAS NA RELAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO NEGRA E O CONHECIMENTO ESCOLAR. Imagens Da Educação , 11(1), 82-110. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.47802
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional