DIDACTIQUE PROFESSIONNELLE (DIDAPROF)

SUR L´APPRENTISSAGE DU PROFESSEUR DE MATHÉMATIQUE DANS L´ACTIVITÉ

Palavras-chave: Aprendizagem; Atividade; Professor de Matemática; Didática Profissional

Resumo

A atividade profissional desenvolvida no trabalho do professor não pode ser considerada hermeticamente como um conjunto de tarefas especializadas exigidas por uma escola. Por outro lado, quando observamos a atividade do professor, do ponto de vista cognitivista, um grande repertório de conhecimentos é desenvolvido e incorporado diante dos problemas complexos e inerentes ao exercício da atividade. Assim, como objetivo do presente trabalho, de um ponto de vista ogirinado na Didática Profissional, apresentamos alguns elementos que nos permitem compreender a atividade e o aprendizado do professor de matemática diante da resolução de tarefas profissionais. Assim, a noção de situação de trabalho leva a uma polarização das atividades de modelagem destinadas ao ensino de matemática e à identificação de certas entidades teóricas, cuja natureza cognitiva revela uma compreensão do funcionamento da ação do professor, quer se trate da ação do professor iniciante em matemática ou professor experiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, IFCE

matematica

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Alves, F. R. V. (2021). DIDACTIQUE PROFESSIONNELLE (DIDAPROF). Imagens Da Educação , 11(1), 01-22. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.50396
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores