REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA IDENTIFICADAS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2014-2018

Palavras-chave: representações sociais; matemática; ensino-aprendizagem

Resumo

Partindo do pressuposto de que as representações sociais produzidas ativamente pelos sujeitos são suportes às suas ações, buscamos no mapeamento de dissertações e teses brasileiras, produzidas entre 2014 e 2018 e disponibilizadas pela CAPES, as representações sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática. Para tanto, destacamos o aporte teórico adotado nas produções científicas, o processo de ensino-aprendizagem concentrado nos alunos e professores, e também a matemática escolar e seus desdobramentos. Ficou evidente que a matemática ainda é representada socialmente de forma negativa como um conhecimento difícil, destinado a poucos, reduzida a cálculos, que emana medo, nervosismo e desinteresse. Também é associada ao mau desempenho escolar, a professores mal preparados, carência de docentes e precarização do trabalho; a falta de compromisso e dedicação aos estudos; a participação da família e o fator econômico determinantes das condições de dedicação pelos estudantes. As condições de formação de licenciados em Matemática são identificadas como precárias e dicotômicas entre teoria e prática; assim como há memórias de professores enquanto eram alunos que influenciam em suas práticas como docentes.

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Biografia do Autor

Simone de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Carlos Andrés Barco Rojas, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da educação básica do município de Dosquebradas, Colômbia.

João Luiz Gasparin, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Souza, S. de, Yaegashi, S. F. R., Rojas, C. A. B., & Gasparin, J. L. (2021). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA IDENTIFICADAS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2014-2018. Imagens Da Educação , 11(1), 198-219. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.51688
Seção
Artigos de Revisão