REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA IDENTIFICADAS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2014-2018
Resumo
Partindo do pressuposto de que as representações sociais produzidas ativamente pelos sujeitos são suportes às suas ações, buscamos no mapeamento de dissertações e teses brasileiras, produzidas entre 2014 e 2018 e disponibilizadas pela CAPES, as representações sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática. Para tanto, destacamos o aporte teórico adotado nas produções científicas, o processo de ensino-aprendizagem concentrado nos alunos e professores, e também a matemática escolar e seus desdobramentos. Ficou evidente que a matemática ainda é representada socialmente de forma negativa como um conhecimento difícil, destinado a poucos, reduzida a cálculos, que emana medo, nervosismo e desinteresse. Também é associada ao mau desempenho escolar, a professores mal preparados, carência de docentes e precarização do trabalho; a falta de compromisso e dedicação aos estudos; a participação da família e o fator econômico determinantes das condições de dedicação pelos estudantes. As condições de formação de licenciados em Matemática são identificadas como precárias e dicotômicas entre teoria e prática; assim como há memórias de professores enquanto eram alunos que influenciam em suas práticas como docentes.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).