A PESQUISA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

ENTRE O DESCASO E O OBSCURANTISMO

Palavras-chave: Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa em Educação, Sistema nacional de pós-graduação, Educação Superior

Resumo

O texto aborda, em linhas gerais, o estado da Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil em relação ao contexto mundial para, em seguida, discorrer sobre a estruturação do sistema nacional de pós-graduação e refletir sobre a pesquisa em educação e seus percalços na atualidade. A discussão tem como principal objetivo problematizar os rumos da pesquisa em educação frente à crise institucional vivida pelas universidades brasileiras, em um contexto que envolve: i) retração significativa do investimento público na educação superior, ciência e tecnologia nos últimos anos e crescente condicionamento da agenda por editais e fundos setoriais; ii) supervalorização do conhecimento sobre educação formulado no âmbito de instituições multilaterais tais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), baseado em estatísticas e evidências, em detrimento do conhecimento crítico produzido pela comunidade científica; e iii) avanço de um movimento negacionista, liderado pelo governo de Jair Bolsonaro, que se manifesta contra as universidades e todas as instituições que correspondem às ideias e ao espírito do iluminismo.

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Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora do CNPq e do PPM/FAPEMIG.

Juliana de Fátima Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
2021-07-17
Como Citar
Oliveira, D. A., & Souza, J. de F. (2021). A PESQUISA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. Imagens Da Educação , 11(2), 118-143. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54566
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional