A SUPERAÇÃO DA PEDAGOGIA DA MANUTENÇÃO

Palavras-chave: Educação integral; contextualização; sujeitos

Resumo

A sociedade complexa em que vivemos influencia diretamente as experiências de aprendizagem nas escolas. A escola, por sua vez, deveria ter que papel em relação a esta realidade? Passivo? Reativo? Propositivo? A escola, composta por sujeitos dotados de direitos, relaciona-se de que maneira com as demandas sociais? Estas são problematizações importantes deste texto, que tem como objetivo analisar esta relação, em especial a função da escola frente a formação dos sujeitos. Para tal, foi utilizado uma metodologia qualitativa, de caráter explicativo, a qual conta com a aplicação de questionários a três públicos (estudantes, professores e gestores) de duas escolas particulares do Rio Grande do Sul, bem como referencial bibliográfico e documental da Rede Marista de Educação.  A análise dos questionários, com auxílio de categorização, indica que os estudantes aprendem com os diferentes sujeitos no espaço escolar. Ganha destaque uma função específica, a do professor dinâmico. Também, as técnicas que problematizam, contextualizam e promovem experiências são identificadas pelos estudantes como aquelas que mais ajudam em suas aprendizagens. Um currículo que assume a complexidade da sociedade e dos sujeitos supera a pedagogia da manutenção e coloca em ação a pedagogia da invenção e produção dos saberes, considerando sujeitos como protagonistas.

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Biografia do Autor

Fernando Degrandis, Colégio Marista Ipanema

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST. Vice-diretor educacional no Colégio Marista Ipanema – Porto Alegre.

 

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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Degrandis, F. (2022). A SUPERAÇÃO DA PEDAGOGIA DA MANUTENÇÃO. Imagens Da Educação , 12(2), 121-140. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.56816
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional