UNIVERSITY, EDUCATION AND RESEARCH

WHAT IS IN DEBATE?

  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Ciências da Educação (FACED). http://orcid.org/0000-0003-3396-8205
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Agustín de la Herrán Gascón Universidad Autónoma de Madrid - UAM

Resumo

We present the thematic issue that gathers 10 articles around the necessary struggle for the defense of the University, Training and Research as a critical-political-social set of freedom; professional practice; of collaboration, questioning and transformation of the current political situation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Ciências da Educação (FACED).

Professor Adjunto A da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Ciências da Educação (FACED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Por mais de 10 anos trabalhou em escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Ceará, como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Médio e Curso Normal/Antigo magistério). Atuou como Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino/Secretaria de Educação de Ipueiras/CE e em cursos de Pedagogia, demais licenciaturas e em cursos de Pós-Graduação lato-sensu em diferentes Instituições de Ensino Superior. Atuou, ainda, como professor formador em Programas de Formação de professores, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UVA); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC). Atualmente integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE -UFC) e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e organização pedagógica da escola básica.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga.

Agustín de la Herrán Gascón, Universidad Autónoma de Madrid - UAM

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação. Universidad Autónoma de Madrid (UAM).

Referências

López Carretero, Asunción. (2020). O ofício de ensinar: Algumas reflexões. LACONEX@O | UFPB | A nossa Arte é a DOCÊNCIA. N. 1, Edição 2020.

Gusdorf, Georges. (2003). Professores, para quê?: para uma pedagogia da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.

Nóvoa, António. (2019). O futuro da universidade: O maior risco é não arriscar.
Revista Contemporânea de Educação, Ahead of Print http://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.21710

Nóvoa, António & Amante, Lúcia. (2015). Em busca da Liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. REDU, 13(1), 21-34. Recuperado de: http://red-u.net/redu/files/journals/1/articles/956/public/956-3939-1-PB.pdf.
Publicado
2021-07-17
Como Citar
Araújo, O. H. A., Fortunato, I., & Gascón, A. de la H. (2021). UNIVERSITY, EDUCATION AND RESEARCH. Imagens Da Educação , 11(2), 7-12. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.59935
Seção
Editorial